Scroll to top
© 2018, Macro Realize - Todos os direitos reservados.
Curtiu?

A evolução do marketing digital – Estamos na era da WEB 3.0

 A internet começou como um projeto de defesa militar na década de 1960 e era por conceito um sistema de alerta de bomba nuclear, evoluindo para a “Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada” do departamento de defesa americano.

Após a guerra fria, a internet tornou-se global, mas no início do uso extra-militar somente universidades e laboratórios de pesquisa científica tinham acesso, evidenciando que a princípio a internet não foi criada para o uso das empresas, muito menos em suas campanhas de marketing.

Em 1995, o Governo americano privatizou a internet. A Web 1.0, termo criado por O’REILLY  era uma internet estática e com pouca interatividade. As pessoas conseguiam trocar e-mails e fazer buscas de informações no ambiente online. Com a entrada do mercado online, compreende-se que o marketing passou a acontecer digitalmente de forma natural.

Quanto menos falamos no digital, quanto mais fluido e natural ele se torna em nossas vidas e ações de marketing, o foco passa para objetivos e soluções e não mais para tecnologias – isso tem tornado o digital transparente, da mesma forma que aconteceu com a eletricidade no mundo. – Martha Gabriel, Marketing na Era Digital

O Google foi lançado em 1998 e consistia em um algoritmo de pesquisa simplificado em sua interface. Em 2000 a empresa começou a vender propagandas de texto para anunciantes, estes procurando atingir seus consumidores que pesquisavam por palavras-chaves específicas. No entanto, desde o início de suas atividades, os melhores resultados sempre foram posicionados pela qualidade do conteúdo logo abaixo dos anúncios pagos.

Em 2004, de acordo com O’REILLY, em seu livro What is Web 2.0  surge a Web 2.0, uma plataforma mais dinâmica, com a possibilidade de interação. Os blogs começaram a se destacar como meio de comunicação, onde os “internautas” passaram a escrever o que pensavam. Agora elas tinham o poder em suas mãos e escreviam sobre qualquer conteúdo. Passaram a ter uma interação maior nas redes sociais.

A Web 3.0, conceito trazido por Markoff é a internet na era vivenciada atualmente, também conhecida como a terceira geração.  A disseminação da informação acontece em uma velocidade nunca antes vivida, com novos websites surgindo constantemente.

A conexão entre os meios de comunicação e dispositivos online proporcionam um conteúdo mais inteligente e organizado, onde ao mesmo tempo as novidades se destacam com rapidez, sendo porém catalogadas e armazenadas de forma indexada para consultas.

O índice vai sendo aperfeiçoado pelos motores de busca conforme relevância e profissionalismo das fontes. Os robôs da Google fazem a releitura periódica da internet, gerando o ranking conforme novas entradas de dados.

O sucesso do processo de marketing está relacionado e dependente da qualidade do conteúdo estratégico ao seu redor.

É impressionante o avanço da internet e seu crescimento. Segundo uma pesquisa da We Are Social (“Estatísticas Globais da Internet”), a produção de conteúdo cresceu muito nos últimos anos, proporcional ao crescimento de seu público e audiência, que ainda não alcançou todo o planeta, significando que ainda tem muito espaço para expandir.

O que você acha que o futuro nos reserva? Como seria a internet 4.0? Deixe seu comentário e seus insights!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *